Após baixar a versão correta do firebird é necessário realizar a instalação clicando apenas no botão |Seguinte| até concluir a instalação.
Obs. Localizar no seu computador qual a plataforma do seu sistema operacional pressionando:
.
Após baixar o ibexpert realize a instalação no botão |avançar| ate a conclusão da instalação.
Após o IbExpert instalado, abra-o e acesse o menu Register DataBase
Ao abrir a Janela, localize o banco de dados (Endereço Padrão: C:\CXVIP\DADOS\DADOS.FDB) e deixe as configurações conforme imagem a seguir e depois de configurado clique em Registrar.
Após reguistrar o Banco no IbExpert, acesse o menu users →, na caixa de dialogo que abriu utilize as seguintes informações (login = SYSDBA Password = masterkey).
Na próxima janela, localize a opção |Edit| que irá abrir outra janela, nela, siga até a opção password digitando a “lXDERBJS” confirmando na opção logo abaixo conforme imagem a seguir
O Arquivo de instalação do certificado A1 deve ser solicitado a empresa contratante. O arquivo de instalação tem a extensão .pfx e a senha é enviada junto com o certificado por email, geralmente é a padrão = 123456.
Para instalar basta dar um duplo clique em cima do arquivo não esquecendo de marcar a opção “Chave como Exportável” como mostra a imagem a seguir.
borlndmm.dll, cerebrodll.dll, clisitef32.dll, clisitef32I.dll, iconv.dll, libeay32.dll, libxml2.dll, libxmlsec.dll, libxslt.dll, zlib1.dll, CXVIP.PAF (este arquivo deve ser solicitado ao setor financeiro da Escol), CxVipNFC.exe, Cerebro.exe, CxVIPService.exe
Obs. Este IP é apenas uma ilustração, dependendo da configuração da rede esse endereço poderá mudar.
Obs. Por padrão a opção “Homologação” vem marcado, a mesma deverá ficar assim até que o processo seja concluído e a SEFAZ disponibilize os novos códigos CSC e idCSC. Em algumas situações, vincular o certificado o sistema retorna um erro de CLASSE ID NÃO REGISTRADA. Caso ocorra instale uma aplicação por nome de ACBR + CAPICOM que poderá ser baixada em: Acbr + CAPICOM. Realizar a instalação clicando em avançar até o final e depois repita o passo a passo de inserir o certificado mostrado anteriormente.
Este campo é utilizado apenas para clientes que trabalham com terminais por empresa. Caso não trabalhe com terminais por empresa esse campo não precisa ser configurado.
Caso deseje que o sistema verifique se o próximo número da NFC não foi utilizado na SEFAZ e também faça uma verificação se a conexão de internet está disponível ao iniciar cada venda.
Não são necessários informar os campos Certificado, CSC e idCSC se os mesmos já foram configurados no Cérebro.