Fluxo de Caixa
Ferramenta que auxilia na visualização e compreensão das movimentações financeiras num período preestabelecido. Sua grande utilidade é permitir a visualização prévia de sobras ou faltas de caixa antes mesmo que ocorram, possibilitando ao gestor planejar melhor suas ações.
Para um perfeito funcionamento da ferramenta é necessário lançar no CPR todas as provisões conhecidas e classifica-las com suas respectivas receitas e despesas, como também manter os saldos das contas que participam do fluxo atualizados.
- Saldo Inicial: Calculo dos saldos das contas de caixa e bancos no início do período informado. Exemplo: Dinheiro disponível no caixa diário mais os saldos bancários disponíveis para saque.
- Receitas: Soma de todos os recebimentos previstos em suas datas de vencimento. Exemplo: Boletos, duplicatas, cheques pré-datados, cartão de crédito, etc…
- Despesas: Soma de todos os pagamentos previstos em suas datas de vencimento. Exemplo: Pagamentos de fornecedores, retiradas dos sócios, aluguéis, impostos, folha de pagamento, água, luz, telefone, etc…
- Outros: Soma de outras Receitas ou Despesas. Exemplo: Transferências agendadas.
- Saldo Operacional: Valor obtido de Receitas menos as despesas.
- Saldo Final: Valor obtido da soma do Saldo Inicial com o Saldo Operacional.
- Inadimplência: Soma de todos os recebimentos em aberto com vencimentos anteriores a data inicial.